O que é a escuta ativa?
17 de Agosto, 2021Escuta ativa. Sozinhos não chegamos a lado nenhum!
Lá diz a expressão popular que temos 2 orelhas e apenas uma boca, certo? Então, saber ouvir e reter toda a informação que nos é passada passa a ser uma arte que se treina com o tempo. Nós, na Rede Private da Ageas Seguros sabemos o quanto é importante formular as perguntas certas porque a Pessoa que está à nossa frente é. numa primeira fase, apenas uma Pessoa e não um cliente. Depois e mediante o desenrolar da nossa conversa poderemos tocar em pontos chave que essa Pessoa nem estava desperta para determinados assuntos e dessa forma poderia estar mais exposta a determinados riscos ou soluções que não estavam bem ajustadas à sua realidade podendo acarretar riscos para a sua vida particular e profissional.
Como diz William Ury “Quando você ouve alguém, é o ato mais profundo de respeito humano” e não existe maior desafio que tenhamos que enfrentar todos os dias que é saber como ouvir bem a pessoa que temos à nossa frente porque também sabemos que o mundo dessa pessoa é o seu mundo e tem as suas especificidades tão particulares. Desta forma, e os nossos números comprovam isso, orgulhamo-nos de contribuir para o bem estar e a segurança de milhares de Pessoas que confiam na AGEAS para as proteger.
Nas AGEAS privilegiamos sempre a confiança, confiança essa que começamos a trabalhar logo desde o primeiro contacto, desde a primeira reunião. O resultado queremos que seja, sempre, a máxima satisfação da Pessoa que um dia confiou no nosso trabalho e nas nossas soluções para a proteção do seu dia a dia.
A escuta ativa segundo a Teresa Rosalino da TALK&SHINE
Fala-se muito em escuta ativa, mas poucos o fazem verdadeiramente, pois muitas vezes já estão focados na resposta que querem dar e não em escutar verdadeiramente e construir a partir dessa comunicação.
Daí surgirem tantos conflitos laborais e pessoais.
A frase seguinte resume aquilo que penso:
“When you listen to someone, it’s the most profound act of human respect”.
William Ury